NOTÍCIAS

INAUGURAÇÃO DO CAIS DA RIBEIRA DO GAGO - Radio SFM 98.1

INAUGURAÇÃO DO CAIS DA RIBEIRA DO GAGO

Deu-se hoje, pelas 13h, a inauguração da mota de protecção entre o Cais do Mancão e o Cais da Ribeira do Gago, com um passeio cicloturístico entre os dois pontos e uma pequena cerimónia onde presidiram o Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e Baixo Vouga (CIRA), Eng. Ribau Esteves; Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Eng. Joaquim Baptista; Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Paulo Silva Lemos; e a Presidente da Sociedade Pólis de Aveiro, Engª Celina Carvalho.

Esta requalificação teve como objectivo a recuperação dos sistemas de proteção das margens lagunares, em áreas particularmente ameaçadas pela erosão e por risco de cheias, de forma a salvaguardar a biodiversidade existente e as actividades económicas associadas à Ria de Aveiro.

Descrição dos trabalhos:
Execução de mota em aterro, e reperfilamento das existentes em estado de avançada degradação, para proteção dos terrenos adjacentes, impedidno a sua frequente inundação e consequente destruição dos terrnos agrícuolas pelas invasão das águas salgadas.
Foram ainda contempladoas intervenções no Cais do Mancão e Cais da Ribeira do Gago, através da redefinição geomética dos mesmos, execução de muros-cais e criação de condições de acesso ao plano de água, bem como a beneficiação das zonas envolventes.

Esta obra, com um total de 2.984 metros de intervenção foi projectada pela GAAPE - Arquitectura, Planeamento e Engenharia Lda, e a empreitada ficou a cargo de M. Couto Alves, S.A. Teve um investimento total de 1.147.847,99€+IVA e foi co-financiado pela União Europeia, através do programa POVT - Programa Operacional Temático Valorização do Território.


Fotoreportagem aqui.


SFM TV