NOTÍCIAS

MURTOSA PREPARADA PARA OS JOGOS OLÍMPICOS - Radio SFM 98.1

MURTOSA PREPARADA PARA OS JOGOS OLÍMPICOS

Nasceu ontem, na Murtosa, o primeiro centro de treino de natação sincronizada do país, numa parceria tripartida que visa apurar a disciplina pela primeira vez para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.


Este projeto nasceu duma parceria tripartida entre o Município da Murtosa, conjuntamente com a federação Portuguesa de Natação e a Associação de Natação de Aveiro.


Diana Gomes e Ana Isabel Batista (Foca – Clube Natação de Felgueiras), Bárbara Costa (Gesloures) e Filipa Faria (Ovar Sincro) são as atleta que orientadas pela técnica espanhola Sandra Montes Ruiz, trabalharão para levar o nome da Murtosa até ao outro lado do Atlântico.


Na cerimónia de inauguração, que se deu ontem pelas 18h, o presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim baptista, afirma que este não é um projeto apenas da federação, nem do município mas sim das famílias, das jovens e da comunidade, pois esta procura desde a primeira hora que estas jovens, que não conheciam a Murtosa, se sentissem em casa.


A equipa residirá em regime de internato no centro de treino da Murtosa que proporciona todas as condições essenciais à sua preparação, quer a nível de alojamento como de alimentação e acompanhamento psicológico.


Para que as meninas se sentisses murtoseiras e integrassem completamente os princípios do local onde estão inseridas, o município colocou à disposição de cada atleta uma bicicleta personalizada com o seu nome.


O Município da Murtosa não encara esta sua participação no projeto como uma despesa mas sim como um investimento, não só na promoção do desporto em Portugal mas também na dinamização deste equipamento, na motivação de uma comunidade para a pratica desportiva.


O autarca relembra que a Câmara Municipal da Murtosa financia o desporto sénior e paga integralmente a formação desportiva, acreditando todos os dias que é com os jovens que se pode construir a diferença.


O Vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, também presente na cerimonia, sempre acreditou que era possível fazer mais pela natação sincronizada em Portugal, não escondendo o seu pessoal carinho pela modalidade desportiva.


Afirma que todo este projeto só foi possível concretizar porque encontraram um parceiro de excelência, que desde a primeira hora, aceitou o desafio de a FPN tentar cediar na Murtosa o centro de alto rendimento.


Quem também presidiu à cerimonia foi o presidente da Associção de Natação de Aveiro, que conjuntamente com os outros dois elementos assinou o protocolo de colaboração entre as 3 entidades.



SFM TV