NOTÍCIAS

MUNICÍPIO DA MURTOSA ESTÁ DE PARABÉNS - Radio SFM 98.1

MUNICÍPIO DA MURTOSA ESTÁ DE PARABÉNS

Comemora-se hoje o 88º aniversário da criação do Município da Murtosa e para tal realizou-se junto ao edifício dos Paços do Concelho e na Praça Jaime Afreixo uma singela cerimónia comemorativa.

As bandeiras da União Europeia, Bandeira Nacional e Bandeira do Município da Murtosa foram devidamente hasteadas assinalando assim o início da celebração pública.

O presidente do município, Joaquim Baptista, convidou todos os presentes a rumarem com ele até à praça Jaime Afreixo, dando continuidade à comemoração.

Através da deposição de uma coroa de flores junto ao monumento ao Almirante Jaime Afreixo, o autarca do município referiu a importância deste acto, que evoca de uma forma singela, todos aqueles que ao longo de 88 anos ajudaram a construir a Murtosa.

Relembra os presentes e os ausentes, a grande comunidade de emigrantes murtoseira que mesmo não estando na sua terra-natal, foram contribuindo desde sempre para que muitas instituições do concellho atingissem a dimensão e projeção actual e aqueles que cá ficaram e que foram resistindo e dando de si às associações e à sociedade de uma forma geral.

Durante o seu sintético discurso tece também uma palavra de reconhecimento a todos aqueles que antecederam e fizeram muito pela Murtosa, e atesta que isto é um sinal de que o município está presente e quer dar continuidade a este legado, procurando fazer sempre melhor pelo seu território e cidadãos.

Ainda no âmbito das comemorações do 88º aniversário do município, foi inaugurado um projecto da arquitecta Ana Aragão, "Lugares Múltiplos", sobre a identidade da Região de Aveiro, onde é contada a história de uma viagem pessoal por 11 municípios, nomeadamente, a Murtosa.

Ao longo de 99 azulejos, 9 de cada município, a autora compõe vivências e características de cada concelho, onde cada peça representa o património imaterial, rico em memórias, costumes, e falares.

Nos azulejos relativos à Murtosa pode-se ver pintado o São Paio, o brasão do município, os cais, as freguesias, a bicicleta, entre outros aspectos que tanto caracterizam o concelho.

A estes festejos presidiram, para além de alguns membros dos órgãos autárquicos da Câmara Municipal da Murtosa, os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, nomeadamente Murtosa, Monte, Bunheiro e Torreira.


Reportagem fotográfica no facebook da SFM em www.facebook.com/sfm.portugal.




SFM TV