NOTÍCIAS

MUSEU ETNOGRÁFICO RECEBE EXPOSIÇÃO DE TAPEÇARIA DA ARTESÃ MARIA DA LUZ PAIVA - Radio SFM 98.1

MUSEU ETNOGRÁFICO RECEBE EXPOSIÇÃO DE TAPEÇARIA DA ARTESÃ MARIA DA LUZ PAIVA

No próximo dia 8 de novembro, pelas 15h, terá lugar no Museu Etnográfico da Murtosa a inauguração da exposição de tecelagem da artesã Maria da Luz Paiva, que decorrerá até ao final do mês. A entrada é livre.

A ARTESÃ

Maria da Luz Paiva nasceu em 1951 na vizinha freguesia de Pardilhó, no Concelho de Estarreja mas, ainda criança, veio viver, com os seus pais, para o Bunheiro, no Concelho da Murtosa, onde continua a residir atualmente.

O seu contacto com a tecelagem começou bem cedo, a observar, em casa, o trabalho minucioso de sua mãe e de sua avó. Vinda da escola, o tempo livre de Maria da Luz passava muitas vezes, por cortar tiras para as passadeiras e tapetes. 

Rapidamente começou a tecer, primeiro num tear pequeno, depois, com uma colega, num tear grande, tendo depois passado a trabalhar neste sozinha.

À medida que foi crescendo, o seu gosto por esta arte foi aumentando, de tal forma que, aos 13 anos, já tecia como a sua mãe, criando novos desenhos e padrões.

A tecelagem de tapetes e passadeiras passou a ser ocupação principal de Maria da Luz, que é, hoje, a mais conhecida e reconhecida tecedeira do Concelho.




SFM TV