NOTÍCIAS

TAPEÇARIA E TECELAGEM FIGURAM NO MUSEU ETNOGRÁFICO DA MURTOSA - Radio SFM 98.1

TAPEÇARIA E TECELAGEM FIGURAM NO MUSEU ETNOGRÁFICO DA MURTOSA

Maria da Luz Paiva, natural de Pardilhó mas a residir actualmente no Bunheiro, inaugurou hoje no Museu Etnográfico da Murtosa, em colaboração com a Câmara Municipal da Murtosa, uma exposição de tecelagem, com trabalhos da sua autoria.

Foi em miúda que envergou pela arte de tecer, aprendendo com sua mãe e com sua avó, pois na altura o pai não a deixou continuar os estudos e realizar o sonho de vir a ser professora.

Tecedeira de profissão, Maria da Luz teceu todo o tipo de tapetes e carpetes, chegando até a elaborar trabalhos com letras e desenhos, que segundo ela, antigamente eram muito requisitados para ofertas de casamentos e chegavam a demorar 1 mês a completar.

Devido à evolução dos tempos, esta arte já não é tão procurada, o que fez com que as vendas em feiras e até a particulares caíssem.

Dedicada sempre aos trabalhos que envolviam mais técnica e atenção, Maria da Luz Paiva lamenta que seja uma profissão em vias de extinção, pois acredita que já não terá seguidores, tal como sua mãe teve.

A exposição de tapeçaria vai estar patente no Museu Etnográfico da Murtosa de 8 a 30 de novembro e é aberta a todos aqueles que queiram apreciar esta arte.

A reportagem fotográfica pode ser consultada em www.facebook.com/sfm.portugal.




SFM TV