NOTÍCIAS

HOMENAGEM AOS MURTOSEIROS MORTOS EM COMBATE - Radio SFM 98.1

HOMENAGEM AOS MURTOSEIROS MORTOS EM COMBATE

Tem vindo a acontecer um pouco por todo o país algumas cerimónias de homenagem àqueles que defenderam o nome de Portugal na Grande Guerra Mundial entre 1914 e 1918.

A Murtosa, território de gente brava, homenageou hoje, dia 16 de novembro de 2014, de forma pública, os 24 murtoseiros que deram tudo de si neste grande marco mundial.

Esta cerimónia, que aconteceu junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, pelas 11:30h, foi presidida pelo Major da Força Aérea Manuel Joaquim Rocha Ferreira, pelo Presidente da Câmara da Murtosa Eng. Joaquim Manuel dos Santos Baptista e pelo Presidente do Núcleo de Aveiro da Liga dos Combatentes Major João Humberto Campos Carvalho. 

Simbolicamente foi depositada uma coroa de flores em homenagem aos mortos caídos em combate, seguido de uma prece feita pelo Padre António Cruz.

O Presidente da Liga dos combatentes, Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, disse alguma palavras publicamente, salientando o sacrifício, a solidariedade e o reconhecido esforço português. Lembrou a data de 11 de novembro, Dia do Armistício e dia de paz entre as nações, que marcou o fim simbólico da 1ª Guerra Mundial.

No decorrer das homenagens, foi lida uma mensagem do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, onde enaltece a coragem e o amor à pátria do soldado português, as histórias e as proezas daqueles que deram a vida por Portugal. Refere ainda que a memória da grande guerra deve constituir-se num tributo ao sacrifício, valor e carácter do soldado português.

Por fim, e pelas mãos do Major da Força Aérea, do Presidente da Câmara da Murtosa e do Presidente do Núcleo de Aveiro da Liga dos Combatentes, foi tornada pública a placa evocativa. 

A reportagem fotográfica pode ser vista em www.facebook.com/sfm.portugal.




SFM TV