NOTÍCIAS

ALUNOS DAS ESCOLAS DA MURTOSA PLANTARAM CARVALHOS EM NOME DA SUSTENTABILIDADE - Radio SFM 98.1

ALUNOS DAS ESCOLAS DA MURTOSA PLANTARAM CARVALHOS EM NOME DA SUSTENTABILIDADE

O alunos do 1º Ciclo das escolas do Celeiro, São Silvestre, Centro Escolar da Saldida, Monte e EBI da Torreira, no Concelho da Murtosa, plantaram carvalhos nos respetivos estabelecimentos de ensino, no seguimento das ações de educação ambiental do projeto “Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade”.

Estas ações realizaram-se nos dias 4 e 5 de fevereiro e contaram com a presença do Vereador do Ambiente, Eng. Daniel Bastos, e do Dr. Agostinho Oliveira, interlocutor do Município no projecto.

Para além da plantação dos carvalhos, as escolas receberam ações de educação ambiental, que culminaram com a realização de um “jogo da glória”, que testou, de forma lúdica, o trabalho pedagógico realizado nas escolas nos últimos três meses.

Estas atividades de educação e sensibilização ambiental e para a sustentabilidade, que englobam temáticas como a Eficiência Energética e Hídrica, Resíduos e Alterações Climáticas, estão a ser implementadas em 55 turmas piloto pertencentes aos 11 municípios integrados nesta iniciativa – Murtosa, Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Este projecto tem a pretensão de sensibilizar não só os alunos mas toda a comunidade escolar, em particular os próprios agregados familiares, dotando-os de ferramentas de eficiência energética que permitam reais poupanças nos orçamentos das famílias, num período de dificuldades económicas.

A Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade é um projeto para a Região de Aveiro, integrado na Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação (RUCI), que tem por objetivo auxiliar as 11 autarquias da CIRA a contribuir para os objetivos nacionais e internacionais no domínio do desenvolvimento sustentável, dotando a região de um conjunto de práticas inovadoras, promovendo-a como uma Região de Excelência, dinâmica e competitiva, com práticas e metodologias diferenciadoras. Simultaneamente visa capacitar as comunidades a criarem valor a partir da resolução dos problemas que ameaçam a sustentabilidade, sendo fundamental o papel das escolas para preservar/conservar o ambiente e educar para a sustentabilidade e cidadania.



SFM TV