NOTÍCIAS

INAUGURADO MAIS UM MARCO DE HISTÓRIA MURTOSEIRA - COMUR MUSEU MUNICIPAL - Radio SFM 98.1

INAUGURADO MAIS UM MARCO DE HISTÓRIA MURTOSEIRA - COMUR MUSEU MUNICIPAL

A COMUR - Museu Municipal abriu finalmente portas no passado sábado, dia 21 de fevereiro de 2015. Considerado este um espaço museológico dedicado à História de uma comunidade e à Fábrica de Conservas da Murtosa, teve na sua inauguração a presença do Professor Doutor Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar.

Mais de uma centena de pessoas não quiseram deixar de assistir a este grande marco na história da Murtosa e de um povo, que vê nas suas raízes uma forte ligação à industria conserveira da Murtosa.

Nuno Pauseiro, administrador da empresa Comur, proferiu algumas palavras de agradecimento, em especial "aos fundadores da nossa empresa, aos sócios que a preservaram e preservam, mas fundamentalmente aos colaboradores que trabalham connosco no dia-a-dia porque sem eles a Comur não existia".  Refere ainda que "é deles que surge o trabalho e a qualidade das nossas conservas".

A cerimónia, contou com a visualização de três vídeos relativos à Murtosa e à origem da empresa Comur, onde constam testemunhos emocionados de vivências e partilha comuns de pessoas que por lá passaram. 

Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Eng. Joaquim Baptista, recorda as motivações que levaram a adquirir e erguer o edifício. "Debaixo dos tectos e entre as paredes encontram-se pedaços de história e memória de um povo." 

A empresa Comur surgiu com o objectivo de tratar um excedente de um ecossistema único, a Ria de Aveiro, e de um saber tipicamente murtoseiro, a fritura das enguias. Actualmente "Comur" é a marca de um território, que aposta na cultura de uma identidade.

A COMUR – Museu Municipal funcionará de terça a domingo, entre as 9.30h e as 12.30h e entre as 14-00h e as 17.30h.


A reportagem fotográfica pode ser consultada em www.facebook.com/sfm.portugal





SFM TV