NOTÍCIAS

SEMINÁRIO TROUXE À MURTOSA PROJETO EUROPEU - Radio SFM 98.1

SEMINÁRIO TROUXE À MURTOSA PROJETO EUROPEU

No âmbito da semana do ambiente, a Murtosa recebeu no dia 20 de Março de 2014, no Salão Nobre dos Paços do Município o seminário “Juntos na Adaptação às Alterações Climáticas”.

Este teve a duração de 2 horas e contou com a presença de alunos inseridos no programa Erasmus, oriundos de 9 países diferentes: Finlândia, Roménia, Alemanha, África do Sul, República Checa, Eslováquia, Hungria, Espanha e Holanda.

Durante a sessão, a temática das alterações climáticas foi abordada com enfoque nos municípios circundantes da Ria de Aveiro, nomeadamente Murtosa, Estarreja, Ovar e Aveiro. Um estudo territorial foi elaborado pelos alunos, em colaboração com o projeto UAriadeaveiro, de forma a apurar os pontos fortes e fracos de cada município, situação ambiental e boas práticas ambientais. Assim, foi realizado um inquérito junto da população, onde concluíram que esta é uma população pouco participativa em iniciativas ligadas ao ambiente e pouco aberta à temática mas ao mesmo tempo, e por consequência disso, gostavam de ter mais informação sobre o assunto.

Os alunos apresentaram sugestões para que a falta de informação e interesse fossem combatidos, baseando-se nas práticas ambientais realizadas nos países de onde são oriundos.

Com uma plateia bastante entusiasmada e participativa, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Eng. Januário Cunha, conduziu toda a sessão e prestou declarações, afirmando que é importante consciencializar a população para esta temática. Afirmou ainda que a Câmara Municipal da Murtosa realizará durante todo o ano mais iniciativas de caráter ambiental dirigidas à população, pois considera que estes dias devem ser marcados, mas que acima de tudo, durante todo o ano a população deve lembrar-se que existe um grande trabalho a fazer no combate às alterações climáticas, de forma a obter um meio auto sustentável e qualidade de vida.



SFM TV