NOTÍCIAS

FREGUESIA DO MONTE VAI TER UM NOVO CENTRO CÍVICO - Radio SFM 98.1

FREGUESIA DO MONTE VAI TER UM NOVO CENTRO CÍVICO

Teve lugar, no dia 16 de setembro, a assinatura do contrato da empreitada de implementação do novo centro cívico do Monte, uma grande intervenção que, pela área de incidência e volume da obra, operará uma grande transformação na zona central da freguesia.
A obra foi adjudicada à firma "António Saraiva & Filhos, Lda" da Guarda, pelo valor de 713.910,00€ e tem um prazo de execução de 365 dias.
A intervenção tem a pretensão de conferir uma verdadeira identidade de centralidade à Freguesia do Monte, ligando, de forma urbanisticamente coerente, um conjunto de equipamentos e serviços, nomeadamente a Igreja do Monte, o Pavilhão da ACDM, o Salão Paroquial; a Junta de Freguesia e a Escola Primária.
O projeto, da autoria do conceituado Arquiteto Murtoseiro João Ruela, prevê, na sua essência, a materialização de uma grande praça central, que privilegiará a fruição e a humanização deste espaço. Neste contexto, a Avenida de Santo António, do cruzamento da escola do Monte ao cruzamento com a Rua da Junta de Freguesia, à antiga loja do Chico Bicho, sofrerá uma grande transformação, ao nível do piso e do seu perfil transversal.
Também a atual praceta situada em frente ao pavilhão da ACDM será demolida, sendo também alterado o piso e o perfil da Rua da Igreja. O projeto prevê ainda o estabelecimento de uma ligação pedonal entre o salão e a escola, bem como a integração da envolvente ao edifício da Junta de Freguesia e a construção de um pequeno equipamento de cafetaria que se assumirá como elemento central de suporte logístico às dinâmicas de animação que se pretende introduzir no espaço em causa.


SFM TV