NOTÍCIAS

CONCELHO DA MURTOSA COMEMORA 90 ANOS - Radio SFM 98.1

CONCELHO DA MURTOSA COMEMORA 90 ANOS

No próximo dia 29 de outubro passam 90 anos sobre o decreto emancipador, assinado pelo Almirante Jaime Afreixo, que criou o Concelho da Murtosa.
Para celebrar a data, a Câmara Municipal da Murtosa preparou um programa comemorativo, com um conjunto de iniciativas que pretendem dignificar, de forma simbólica mas muito significativa, a importância do acontecimento.
O programa inicia-se na sexta-feira, dia 28 com o concerto "Jesus Cristo Superstar", que junta o Coro de Santa Maria da Murtosa, o Coral da Associação Cultural de Salreu, o grupo Musical Bunheirense e o pianista Diogo santos Silva ( Expensive Soul), no salão nobre dos Paços do Município da Murtosa, pelas 21h30.
No sábado, dia 29, terá lugar, pelas 09h30, o hastear das bandeiras junto à Câmara Muncipal, seguida da deposição de uma coroa de flores junto ao monumento ao Almirante Jaime Afreixo, em Pardelhas; pelas 10h00 o salão nobre dos Paços do Município acolherá um sessão evocativa dos 90 anos do Concelho, onde será feita a apresentação de uma obra, coordenada pelo historiador Marco pereira, que compila a história da Murtosa, nos seus mais variados aspetos, da formação do território à administração política e religiosa, passando pelo património, educação e atividade económicas, entre outros.
Ainda no sábado, pelas 21h30, o Centro Recreativo Murtoense será o palco para a representação da peça " O Mar", pelo Grupo de Teatro do Coro de Santa Maria da Murtosa.
No domingo, dia 30, pelas 16h00, a Casa das Gerações recebe o lançamento da obra " O Preço da Noiva - Histórias da Emigração", a mais recente criação literária do conceituado escritor Murtoseiro Pinho Neno.
O programa comemorativo encerra com a apresentação pública, no salão da Junta de Freguesia do Bunheiro, as 21h30, do documentário e do livro que registam, para memória futura, a recriação do arraial de S.Gonçalo, que teve lugar no dia 5 de junho deste ano.


SFM TV