NOTÍCIAS

X SEMANA EUROPEIA DO CICLOTURISMO - Radio SFM 98.1

X SEMANA EUROPEIA DO CICLOTURISMO

O Município da Murtosa vai ser, entre os dias 6 e 12 de julho de 2014, palco da X Semana Europeia do Cicloturismo. 

A Semana Europeia do cicloturismo é um encontro organizado todos os anos num país diferente, associado da UECT e da AIT. Este ano Portugal foi o escolhido, e a Murtosa o município anfitrião do evento.

Esta iniciativa tem como objectivo juntar o maior número de adeptos ciclistas a nível europeu, oferecendo-lhes uma série de actividades e percursos cicláveis de forma a conhecerem um território, cultura, gastronomia, etc enquanto pedalam.

O cicloturismo é uma actividade desportiva de lazer cada vez mais praticada e apreciada pelas pessoas, sem idade ou faixa etária definidas.

Este ano a Murtosa irá acolher 1250 cicloturistas em que cerca de 1000 são de nacionalidade francesa. O centro logísticos e o grosso das actividades localizar-se-ão na Torreira. 

Durante uma semana, os ciclistas terão a oportunidade de conhecer alguns pontos da região de Aveiro através de 5 rotas cicláveis: Ria, Montanha, Espumante e do Leitão, Vinho do Porco e Atlântica. 

Joaquim Baptista, Presidente da Câmara Municipal da Murtosa,  afirma que é importante demonstrar ao cicloturista como é que num território tão pequeno podemos vivenciar experiências tão distintas e extraordinárias, pois em 50km de percurso conseguimos ter sol, mar, serra, ria, etc e até diferentes variações de climas.

Quanto ao programa adianta já que no próximo domingo, dia 6 de julho, às 9:30h ocorrerá um passeio ciclista pela Torreira aberto a toda a população inserido na cerimónia de abertura da X Semana Europeia do Cicloturismo.

Toda a informação sobre esta iniciativa pode ser consultada no facebook em www.facebook.com/uectmurtosa2014 e no site da Murtosa Ciclável em http://www.murtosaciclavel.com.




SFM TV