NOTÍCIAS

SAIBA TUDO SOBRE O SÃO PAIO 2014 AQUI - Radio SFM 98.1

SAIBA TUDO SOBRE O SÃO PAIO 2014 AQUI

A um dia do início da Romaria do São Paio, a euforia e nervosismo dos populares e forasteiros faz-se notar com alguma intensidade.

Vão chegando à Torreira, cada vez mais pessoas com o intuito de festejar, cantando e dançando como se não houvesse amanhã. As ruas e o areal ficam completamente preenchidos de romeiros e forasteiros, que gastam os últimos cartuchos do verão, nesta que é a festa do santo bêbedo.

A tradição já não é o que era e a festa também muito se modificou. Para os mais velhos concentra-se na Praça da Varina e na Ria de Aveiro, para os mais jovens no grande areal da Praia da Torreira.

Segundo Joaquim Baptista, Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, existem dois São Paio’s: um de carácter religioso e o outro em género de beach party. Este último trata-se de um fenómeno criado pela dinâmica que os bares de praia têm vindo a promover e que ganha cada vez mais expressão junto das camadas mais jovens, atraindo-os das mais longínquas regiões de Portugal, nomeadamente Portalegre, Évora, Bragança, etc, até à Praia da Torreira. O município não afasta a possibilidade de transformar o São Paio num festival de verão, tendo já recebido algumas propostas de empresas de telecomunicações, combustíveis, etc para o fazer. No entanto, segundo o autarca, isso só acontecerá quando estiverem reunidas todas as condições inerentes à realização de um evento desse calibre e se os concessionários de praia fizerem parte ativa desse processo, pois são eles os grandes responsáveis pela dimensão da festa no areal. 

A programação da Romaria do São Paio conta com atividades que se vão repetindo ano após ano e geram sempre grande atratividade por parte dos romeiros. Regatas, corridas, rusgas, etc são momentos de grande interação e interesse para quem passa, fazendo já parte daquela que é a identidade da romaria. A cultura e a tradição estão bem explicitas nestes momentos e diferenciam esta festa das outras da região. 

O fim-de-semana vai ser dedicado a essas atividades, onde no sábado ocorrerá a regata dos chinchorros e a regata das bateiras à vela e no domingo o concurso de painéis na parte da manha e à tarde a regata dos barcos moliceiros. Nessa noite ainda, noite esta que antecede o feriado de São Paio, ocorrerá o concurso de rusgas.

O fogo-de-artifício é possivelmente o ponto mais alto da festa e que atrai mais turistas, que se deslocam unicamente à Torreira para assistir a estes espetáculos na ria e no mar. Sábado à noite terá lugar o fogo no mar, espetáculo este de carácter piromusical, pois o processo de queima é coordenado com música. O fogo da ria acontece na tradicional noite de São Paio, no domingo, e este ano ocorrerá totalmente sobre a água. Segundo o autarca Joaquim Baptista este ano não haverá fogo em terra, de forma a reforçarem-se as condições de segurança afastando a pirotecnia o mais possível das pessoas e também com o objetivo de criar maior visibilidade. Ao longo de 300 metros, 15 plataformas e ligeiramente mais deslocado para norte, o espetáculo de pirotecnia promete fascinar quem se atenta nele. Um investimento de 22 mil euros, em dois momentos distintos, que promete fazer-se valer.

Este ano, as condições de segurança serão reforçadas. Segundo o Presidente do Município, a saúde reforçou as respostas, os bombeiros, GNR e proteção civil estarão presentes e os corredores de acesso estarão garantidos. “A preocupação é transversal e bastante.” Todos os meios estarão ativos e atentos para que todos os cenários sejam resolvidos de forma rápida e eficaz. Em termos locais, a saúde reforçará as respostas para que sejam evitadas transferências desnecessárias, pondo em causa a capacidade logística da operação. Os meios policiais estarão igualmente reforçados e especialmente atentos à posse de armas brancas e estupefacientes e aos desacatos provocados por aqueles que se deslocam ao local apenas com esse propósito.

O campismo selvagem é algo que o município não pode controlar, no entanto recomenda o uso do parque de campismo e do descampado existente perto das escolas e da capela de São Paio, pois encontra-se lá um local de 10 hectares e com condições de receber todos aqueles que desejem instalar a tenda, sem o risco de incomodar os residentes da Torreira.

Em suma, a romaria em honra do São Paio, segundo declarações do autarca, ascende os 100 mil euros, quantia esta que engloba os espetáculos de animação, prémios das regatas, pirotecnia, licenciamentos diversos, aluguer de instalações sanitárias e fiscalização através de regime gratificado à GNR.

A SFM durante o São Paio vai emitir as rubricas relativas à romaria juntamente com partes da entrevista feita ao Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Exmo. Joaquim Baptista.








SFM TV